O que é a culpa ecológica?

Infelizmente, nossa culpa ecológica – a autocensura que sentimos quando fazemos algo que é ruim para o planeta – não vai ajudar em nada. Na verdade, ela pode causar uma sensação de paralisia. “A culpa [pode fazer com que as pessoas] evitem falar sobre a mudança climática porque você se sente uma pessoa ruim, sempre que é exposto a qualquer problema sobre o meio ambiente”, diz a Dra. Ganga Shreedhar, professora em ciências comportamentais na Escola de Economia e Ciência Política de Londres à Vogue.

Considerando o quão difícil é viver de uma maneira ecologicamente correta agora – Greta Thunberg já mostrou que “é impossível viver de maneira sustentável hoje” quando ela passou duas semanas navegando pelo Atlântico em 2019 – a obsessão sobre cada escolha que fazemos também nos distrai do cenário geral. Se quisermos enfrentar a crise climática dentro do prazo necessário (de acordo com o relatório do IPCC de 2018, isso acontecerá na próxima década), o mundo precisa mudar drásticamente.

“As tentativas de cancelar a culpa de atos ‘prejudiciais’, evitando tomar banhos muito quentes ou dirigindo veículos que funcionam com ‘combustível sustentável’ podem fazer as pessoas se sentirem bem consigo mesmas,” disse o professor Patrik Sörqvist e a Dra. Linda Langeborg em um artigo de 2019. “No entanto, o comportamento pode causar ainda mais danos ao meio ambiente se os banhos durarem mais e as pessoas forem trabalhar de carro com mais frequência.”

A ‘culpa ecológica’ também pode fazer com que algumas pessoas, que estão altamente preocupadas com a crise climática, sintam que não podem se juntar ao movimento ambiental. “Se você acha que não pode participar da conversa por conta da maneira como faz compras, então estamos perdendo muitas pessoas que poderiam estar envolvidas na solução de problemas”, diz Elizabeth Cline, especialista em cultura de consumo e autora de Overdressed: The Shockingly High Cost of Cheap Fashion (Portfolio/Penguin, 2012).

Deixe um comentário